domingo, 26 de agosto de 2012

Risoto de Lula à Tarrafa



Em preparação para a brilhante mesa da Tarrafa Literária de Santos de hoje às 17 horas com o Cientista Miguel Nicolelis e o Neurocirurgião Edson Amâncio, resolvi cozinhar ao som do CD Anjo de Mim de Ivan Lins e como o tempo era curto resolvi fazer um Risoto de Lula acompanhado de brócolis ao alho e óleo e um bom vinho branco Italiano e por isso batizei o prato de "Risoto de Lula à Tarrafa".
O prato foi rápido e fácil de se fazer e ficou leve e delicioso, perfeito para encarar um assunto tão instigante e denso como esse "Divulgadores da Ciência".

Cardápio :
Risoto de Lula com Salsão e Cenoura acompanhado de Brócolis ao Alho e Óleo.

Ingredientes :
3 lulas grandes.
1 xícara de chá de arroz arbóreo Italiano (Riso Arbório) .
Caldo de Camarão feito em casa.
1/2 xícara de chá de vinho branco.
1 cebola cortada em meias luas.
1 talo de salsão cortado em meias luas.
1 cenoura pequena ralada (fio grosso).
4 dentes de alho picados.
1 pedaço pequeno de gengibre ralado (fio fininho).
1/4 de maço de brócolis.
1 colher de sobremesa de manteiga.
Cúrcuma,sal, pimenta do reino, azeite extra-virgem e folhas de salsão a gosto.

Como Fazer - Passo a Passo :
(1) Separe todos os ingredientes, iniciando pela Lula, que no meu caso já estava limpa e descongelada. Se comprar no dia, lave bem a lula e deixe de molho no leite por 1 hora. Enquanto isso, ponha uma água para ferver numa chaleira ou panela pequena. Tire a lula do leite, lave-a, dê uma breve fervura, seque, tempere com azeite extra-virgem, sal e pimenta do reino e reserve-a.
(2) Faça o caldo de camarão, que no meu caso já estava pronto o que é melhor. Para fazê-lo pegue as cascas do camarão com a cabeça e sem os olhinhos (amarga) e cozinhe-as bem com legumes diversos, como cenoura, cebola, alho, salsão, tomate até apurar bem o caldo. Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador, peneire e reserve. É bom fazer bastante e congelar para usar em situações como essa.
(3) Corte o salsão, a cebola, o alho, rale a cenoura e o gengibre e reserve tudo em potes separados.
(4) Lave o brócolis, cozinhe-o no vapor e reserve o brócolis e a água do cozimento pois você pode precisar para reforçar o caldo de camarão.
(5) Passe o brócolis no alho e no azeite extra-virgem e reserve.
(6) Passe a lula já temperada no alho e reserve.
(7) Esquente o caldo de camarão e a água do cozimento do brócolis e mantenha-as quente.
(8) Inicie o risoto, passando no azeite extra-virgem os temperos, gengibre, salsão, cenoura e cebola até ficarem bem viscosos mas ainda crocantes. Acreceste a cúrcuma, a pimenta do reino, o arroz (sem lava-lo), mas um pouquinho de azeite extra-virgem, acrescente o vinho branco e vá mexendo o rizoto sempre sem parar para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase seco, vá acrescentando o caldo de camarão e a água do brócolis aos poucos e sempre mexendo até que o arroz vá ficando ao dente ou ao seu gosto. No meu caso caso coloquei o caldo/Água umas seis ou sete vezes.
(9) No final, acrescente a lula reservada, folhas de salsão picadas, a manteiga e abafe a panela por dois minutos. Pode servir que ficou delicioso.

Outras Fotos :





domingo, 19 de agosto de 2012

Meca Santista do Paulão



Hoje, acho que foi a intuição de que o meu Santos ganharia do Corinthians que me fez cozinhar e fazer esse prato, que sempre como nos melhores restaurantes de Santos, logicamente o meu foi adaptado às qualidades de uma alimentação mais balanceada e menos gordurosa. A Meca Santista é um prato tradicional na Cidade e sempre é servido com camarões (nem tantos assim), farofa de banana e arroz de pupunha. Adaptei a farofa de banana fazendo-a com farinha de castanha de caju e macadâmia e o arroz fiz o integral com cenoura ralada pois não tinha a pupunha. Além disso, acrescentei uma salada de folhas com uvas sem caroço e me servi com um vinho tinto chileno. Estava tudo muito bom e acompanhado ao som de Maria Bethânia ficou melhor ainda.

Cardápio :

Meca no Forno com camarões passados no alho, farofa de banana com farinha de castanha de caju e macadâmia, arroz integral com cenoura ralada e salada de folhas com uva sem caroço.

Ingredientes :

1 filé de meca de um dedo de altura (quem gostar mais grosso pode ser).
6 camarões médios.
4 dentes de alho picado sem o miolo.
1/2 limão siciliano e 6 ou 7 lascas de gengibre sem casca.
sal e molho de pimenta a gosto.
1/2 xícara de chá de arroz integral.
1 cenoura pequena.
2 cebolas pequenas picadas.
1/2 xícara de chá de pinga da boa ou vinho branco.
sal, cúrcuma, pimenta do reino, gengibre ralado e salsinha a gosto.
1 xícara de chá de farinha de castanha de caju e macadâmia (pode usar o processador).
1 banana nanica em rodelas (sem casca, kkkkk.......)
1 pote de folhas (alface americana, rúcula ou outra) cortadas à juliana.
6 uvas se caroço.

Como fazer, passo a passo :

(1) Deixe a meca de molho no leite por 1 hora, depois lave-a bem para tirar todo o leite, seque e tempere com sal, molho de pimenta e suco de 1 fatia de limão siciliano.
(2) Pegue uma assadeira, forre com papel alumínio, unte-a com um pouquinho de azeite e coloque a meca temperada e duas fatias de limão siciliano e lascas de gengibre e reserve. Veja a foto :

(3) Lave o arroz, corte as cebolas, o alho, rale a cenoura e processe os cereais para fazer a farinha e reserve tudo.
(4) Inicie pelo arroz que por ser integral demora um pouco mais que o normal, passe primeiro o gengibre ralado no azeite, acrescente a cebola (1) e doure bem, depois a cúrcuma, a pimenta do reino e frite o arroz. Acrescente a pinga e deixe evaporar um pouco, coloque 2 xícaras de chá cheias de água e tampe a panela para iniciar o processo.
(5) Quando o arroz estiver fervendo ponha a meca no forno pré-aquecido sem tampar a assadeira, do jeito que está na foto.
(6) Enquanto o arroz e a meca estão no fogo, faça a salada e reserve.
(7) Faça também a farofa, passando o alho (1 dente picado) e a cebola no azeite até dourar bem. Em seguida coloque a farinha e torre-a um pouco e por último acrescente a banana e tampe a frigideira para abafar e desligue o fogo e reserve.
(8) Quando o arroz estiver com pouca água, quase secando, acrescente a cenoura e misture bem. Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e acrescente a salsinha e uma regada de azeite e tampe a panela até servir.
(9) Quando a meca estiver dourada e pronto o arroz pode servir e se deliciar, se precisar pincele a meca com um pouquinho de azeite.

Outras Fotos :