Em preparação para a brilhante mesa da Tarrafa Literária de Santos de hoje às 17 horas com o Cientista Miguel Nicolelis e o Neurocirurgião Edson Amâncio, resolvi cozinhar ao som do CD Anjo de Mim de Ivan Lins e como o tempo era curto resolvi fazer um Risoto de Lula acompanhado de brócolis ao alho e óleo e um bom vinho branco Italiano e por isso batizei o prato de "Risoto de Lula à Tarrafa".
O prato foi rápido e fácil de se fazer e ficou leve e delicioso, perfeito para encarar um assunto tão instigante e denso como esse "Divulgadores da Ciência".
Cardápio :
Risoto de Lula com Salsão e Cenoura acompanhado de Brócolis ao Alho e Óleo.
Ingredientes :
3 lulas grandes.
1 xícara de chá de arroz arbóreo Italiano (Riso Arbório) .
Caldo de Camarão feito em casa.
1/2 xícara de chá de vinho branco.
1 cebola cortada em meias luas.
1 talo de salsão cortado em meias luas.
1 cenoura pequena ralada (fio grosso).
4 dentes de alho picados.
1 pedaço pequeno de gengibre ralado (fio fininho).
1/4 de maço de brócolis.
1 colher de sobremesa de manteiga.
Cúrcuma,sal, pimenta do reino, azeite extra-virgem e folhas de salsão a gosto.
Como Fazer - Passo a Passo :
(1) Separe todos os ingredientes, iniciando pela Lula, que no meu caso já estava limpa e descongelada. Se comprar no dia, lave bem a lula e deixe de molho no leite por 1 hora. Enquanto isso, ponha uma água para ferver numa chaleira ou panela pequena. Tire a lula do leite, lave-a, dê uma breve fervura, seque, tempere com azeite extra-virgem, sal e pimenta do reino e reserve-a.
(2) Faça o caldo de camarão, que no meu caso já estava pronto o que é melhor. Para fazê-lo pegue as cascas do camarão com a cabeça e sem os olhinhos (amarga) e cozinhe-as bem com legumes diversos, como cenoura, cebola, alho, salsão, tomate até apurar bem o caldo. Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador, peneire e reserve. É bom fazer bastante e congelar para usar em situações como essa.
(3) Corte o salsão, a cebola, o alho, rale a cenoura e o gengibre e reserve tudo em potes separados.
(4) Lave o brócolis, cozinhe-o no vapor e reserve o brócolis e a água do cozimento pois você pode precisar para reforçar o caldo de camarão.
(5) Passe o brócolis no alho e no azeite extra-virgem e reserve.
(6) Passe a lula já temperada no alho e reserve.
(7) Esquente o caldo de camarão e a água do cozimento do brócolis e mantenha-as quente.
(8) Inicie o risoto, passando no azeite extra-virgem os temperos, gengibre, salsão, cenoura e cebola até ficarem bem viscosos mas ainda crocantes. Acreceste a cúrcuma, a pimenta do reino, o arroz (sem lava-lo), mas um pouquinho de azeite extra-virgem, acrescente o vinho branco e vá mexendo o rizoto sempre sem parar para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase seco, vá acrescentando o caldo de camarão e a água do brócolis aos poucos e sempre mexendo até que o arroz vá ficando ao dente ou ao seu gosto. No meu caso caso coloquei o caldo/Água umas seis ou sete vezes.
(9) No final, acrescente a lula reservada, folhas de salsão picadas, a manteiga e abafe a panela por dois minutos. Pode servir que ficou delicioso.
Outras Fotos :