Início :
Tudo começa no meu gosto por culinária, geneticamente herdado de minha mãe e lapidado nos cursos de minha Tia Nídia Lafemina, grande mestra da culinária Santista, e principalmente, pelo incentivo e cumplicidade com minha grande amiga Moni, que me ensinou os primeiros passos no aprendizado deste instrumento de comunicação e me mostrou um pacote de macarrão orgânico de Quinua. Pronto, tinha que fazer um prato em sua homenagem e assim surgiu essa primeira postagem do meu Blog.
Como cobaias e co-pilotas nessa primeira empreitada, tive a companhia de minhas amigas Moni e Lela.
Cardápio : “Spaghetti de Quinua ao Pêsto de Rúcula”
-1 pacote de Spaghetti de Quinua Orgânico, difícil de achar mas pode-se encontrar no Pão de Açúcar ou em lojas de produtos naturais ;
- 1 maço de rúcula, a orgânica é mais saudável ;
- 1 xícara (chá) de azeite de oliva, de boa qualidade ;
- 4 dentes de alho ;
- 3 colheres (sopa) de pinoli, pode-se substituir por nozes ou castanha de cajú, mas com pinoli fica ótimo ;
- 4 ramos de salsa ;
- 3 colheres (sopa) de queijo pecorino ralado, pode-se substituir por queijo parmezão de boa marca ;
- Sal (o marinho é mais saudável) e pimenta-do-reino ou tabasco a gosto.
Segredo Culinário Importante :
Não economize na qualidade dos ingredientes, pois mesmo que você erre no ponto, o prato fica bom.
Como Fazer – Passo a Passo : (1) Prepare antes os ingredientes, lavando bem a rúcula (deixe-a de molho por 10 minutos em água com gotas de vinagre ou de água sanitária e depois lave-a bastante com água corrente), descasque o alho (antes deixe-o de molho por 10 minutos num copo d’água para soltar a pele e depois corte-os em fatias) e reserve-os junto com os demais ingredientes ;
(2) Ponha 4 copos de água para ferver numa panela ou em espagueteira, regada com um fio de azeite e um pouco de sal, quando ferver coloque o macarrão e deixe-o cozinhar por 13 a 15 minutos ou até ficar ao dente ;
(3) Enquanto isso faça o pêsto de rúcula, usando um processador ou liquidificador. Coloque primeiro o azeite, acrescente o alho e processe, ponha a rúcula e a salsa e processe novamente, junte os pinoli, o sal e a pimenta e processe por último e reserve ;
(4) Coloque o Spaghetti numa travessa, jogue o molho por cima, misture um pouco com dois garfos, salpique queijo parmezão ralado e algumas folhas de salsa ou rúcula para enfeitar e sirva quente.
É uma Delícia !!!!. E muito rápido de fazer (15 a 20 minutos), servindo bem 2 pessoas, pois a quantidade de macarrão do pacote é menor que a de um macarrão normal. Custo de R$ 22,00 por pessoa.
Dicas Saudáveis :
QUINUA – A Proteína do Século 21 - é considerado o alimento de origem vegetal mais completo do planeta pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por seu extraordinário valor nutritivo.
Contém naturalmente aminoácidos importantes para o organismo, além de ser rico em fibras o grão, consumido pela população andina há milhares de anos é ótima fonte de proteína, só comparada ao leite materno. Carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Unicamp. Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal, uma excelente alternativa protéica para quem não come carne (Essa é uma dívida antiga minha com a Flavinha, minha filha postiça......). Além da proteína e do carboidrato, o poderoso grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rapidinho. O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten, somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que limitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
RÚCULA-Eruca Sativa, também chamada de mostarda persa, é uma hortaliça originária de regiões próximas ao Mediterrâneo.
Era muito utilizada no Império Romano como afrodisíaco (Ah!, se eu soubesse disso antes.....). Atualmente, a rúcula é muito popular na Itália, sendo empregada em vários pratos típicos italianos, já no Brasil, é mais consumida nos Estados da região sul. A rúcula pertence à família das Crucíferas, a mesma do nabo, repolho, brócolis, etc. A hortaliça apresenta folhas alongadas e pode medir entre 10 a 15 centímetros de altura. Quando cultivada durante os meses frios, possui um sabor mais picante, já quando o cultivo é realizado em épocas mais quentes, tem um sabor forte e amargo. A hortaliça é rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte de sais minerais, como o cálcio, ferro, enxofre e potássio, e ômega 3. Devido ao seu baixo teor calórico (uma xícara contém apenas 12 calorias), a mesma é indicada para fazer parte da maioria das dietas. A rúcula também pode estimular o apetite. O suco de rúcula, combinado com agrião, é usado na medicina popular para a desintoxicação do organismo. Misture-o com suco de laranja ou cenoura para disfarçar o gosto forte da rúcula. A rúcula também é indicada no tratamento de gengivites. A hortaliça é vendida em maços. Na hora da compra, é recomendável optar por rúculas firmes, brilhantes, além de ver se seus talos não estão quebrados, visto que assim as folhas murcham com maior facilidade.
Pinoli , é um pinhãozinho típico da região do mediterrâneo, também conhecido como snobar e é facilmente encontrado nas casas de produtos árabes.
Produtos Orgânicos Certificados, o selo de certificação de um produto orgânico representa a certeza de se consumir um produto isento de contaminação química (sem agrotóxicos), assegurando a qualidade biológica dos alimentos e qualidade de vida para quem os consomem. São mais caros, não sei bem por que ?, mas valem a pena.
Principais Fontes Consultadas :
http://www.fao.org.br/ ;
http://www.quinuareal.com.br ;
http://www.brasilescola.com/ ;
http://www.italiaoggi.com.br ;
http://www.boaforma.abril.com.br/ ;
http://www.cnph.embrapa.br
Fim da 1ª Postagem.
Teste dos Comentários do Blog do Paulo Silvino
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirFicou ótimo! Se vc manter a atualização semanal, ficaremos obesos. Também de afetos.
Parabéns!
Mônica