quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cambucu ao Forno com Farofa Especial









Que me perdoem meus amigos e seguidores pela demora na publicação do Blog, mas não tenho desculpas plausíveis..... risos, risos.....
Peixe tornou-se a minha preferência em termos de proteína animal e me desculpem os carnívoros amigos, nada contra, apenas uma escolha mais saudável entre as proteínas animais.
Desta forma tento encontrar alternativas e variedades que possibilitem um prazer culinário e a manutenção de uma alimentação que me tornou mais magro, disposto e com melhoras sensíveis nos indicadores de exames de rotina.
Esse prato, dá para fazer com diversos tipos de peixe, Garoupa, Dourado, Namorado, Tainha e outros. Desta vez meu peixeiro Gaetano me recomendou uma Pescada Cambucu de tamanho médio e ficou ótimo, pois fiz a pescada recheada com uma farofa especial e super saudável feita com uma farinha de castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, quinua em flocos, farinha de linhaça, gergelin, cúrcuma, pimenta do reino e um pouco de sal. A cama do peixe fiz com uma camada de rodelas de limão siciliano, o que deu um aroma e sabor delicioso ao peixe.
Na entrada, uma salda de alface americana, cenoura, tomate e atum, todos picados.

Cardápio : “Cambucú ao Forno com Farofa Especial”
1 peixe inteiro Pescada Cambucú aberto pelas costas ;
Tempero do Peixe : sal, tabasco, alho e cebola ralados, salsinha, dill e suco de meio limão ;
Farofa Especial : 6 castanhas do Pará, 6 castanhas de caju, 12 amendoas, 2 colheres de sopa de quinua em flocos, 2 colheres de sopa de farinha de linhaça, 1 colher de sobremesa de cúrcuma, 1 pitada de pimenta do reino branca, 1 colher de café de sal marinho – processe tudo e faça uma farinha – 3 dentes de alho, 1 cebola picada, 1 colher de sopa de azeite extra-virgem, salsinha, cebolinha, orégano in natura, manjericão roxo e melissa a gosto, 2 ovos e 4 castanhas portuguesas cozidas ;
Arroz Thai : 1 medida de arroz perfumado thai, 1 colher de café de cúrcuma, ½ cebola ralada, 1 pitada de pimenta do reino branca, 3 folhas de louro, orégano in natura a gosto e 1 pitada de sal.


Como Fazer – Passo a Passo :
(1) Deixe o peixe de molho no leite por 1 hora e em seguida lave-o bem e depois de seco tempere-o por dentro com os temperos destacados acima e reserve por 45 minutos ;
(2) Enquanto isso prepare a farofa especial passando todos os ingredientes da farinha num processador até formar uma farinha homogênea e reserve. Doure o alho e em seguida a cebola no azeite extra-virgem, coloque os temperos e em seguida os ovos batidos e vá fazendo um tipo de ovo mexido. Em seguida acrescente as castanhas e a farinha reservada e vá mexendo por uns 2 minutos e reserve ;
(3) Recheie o peixe por dentro com a farinha reservada e já fria, costure-o com linha ou palito (com linha fica mais bonitinho) e ponha-o para assar num refratário com a cama feita com limão siciliano cortado em rodelas com casca e tudo. Leva 30 minutos para assar em forno pré-aquecido e com o refratário coberto com papel alumínio. Depois descubra o peixe, pincele com azeite extra virgem e grelhe por mais ou menos 20 a 30 minutos ;
(4) Enquanto isso monte a salada nos pratos individuais e reserve
(5) Nesse tempo faça também o arroz, lave 1 xícara de arroz “RIZ THAI”, doure 1 cebola picada e coloque o arroz, o cúrcuma e os temperos a gosto (orégano in natura e sal) e cubra com 2 xícaras de água e deixe até estar cozido e seco.

Dicas Saudáveis :
O peixe é uma proteína que tem uma excepcional fonte de minerais, que inclui potássio, iodo, zinco e cobre, além dos ácidos graxos Omega 3. Os peixes de água salgada tem uma grande quantidade de iodo, flúor e cobalto.
No livro Anticâncer, o Dr. David Servan-Schreiber afirma que numerosos estudos em seres humanos mostram que o risco de diversos cânceres (cólon, mama, próstata, ovário) é consideravelmente reduzido em pessoas que comem peixe pelo menos duas vezes por semana.
A Pescada Cambucu é considerada a pescada verdadeira, mais nobre que as demais e mantém-se suculenta depois do preparo e quase não tem espinhas. É boa para quem quer fortalecer os ossos , graças as presenças de minerais como cálcio e fósforo e, também para quem tem problemas digestivos ou quer emagrecer, pois é pobre em gorduras.
Cada 100 gramas de pescada cambucu assada contém : 115 grs de calorias, 23,5 grs de proteínas, 0 grs de carboidratos (excelente!!!), 3,54 grs de gordura, 433 mg de potássio, 285 mg de fósforo, 132 mg de sódio, 84 mg de colesterol, 61,9 mg de cálcio e pequenas quantidades de magnésio, ferro, vitaminas E, B12, B6, A e Niacina.
Portanto : Coma bastante peixe !!!!

Segredos da Universidades de Cambridge e Haward : outro importante segredo é : “ Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral” – pois o integral tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que o pão branco.

Principais Fontes Consultadas :
http://www.pt.wikipedia.org ;
http://www.caras.com.br/ ;
Livro Anticâncer do Médico David Servan-Schreiber
Livro Receitas para uma nova idade de Lissa DeAngelis & Molly Siple
Fim da 7ª Postagem.

domingo, 23 de agosto de 2009

Truta Salmonada em Massa Folhada


Essa postagem é uma homenagem aos meus companheiros de viagem à Tiradentes em meados de agosto, Lídice, Fernando, Lela e Moni, pois além da excelente viagem tivemos belas experiências gastronômicas e entre elas, essa truta maravilhosa que comemos no Restaurante Santo Ofício, com exceção dos acompanhamentos que modifiquei para dar um toque pessoal e harmonizar o prato a meu gosto.

Os acompanhamentos escolhidos foram um tomate recheado com damasco e queijos e um arroz thai com ervas e cúrcuma.
Devo antecipar que acertei em cheio logo na primeira tentativa, ficou muito bom !!!, e quando voltar de viagem prometo fazer o prato em nossa reunião da Confraria. Me desculpe a minha nutricionista Renata, mas ela mesmo me pediu para esquece-la em minhas viagens e eu só me expandí um pouquinho no retorno da primeira.
Cardápio : "Truta Salmonada em Massa Folhada, acompanhada de Arroz Thai com ervas e cúrcuma e Tomates recheados com cebola, damasco e gorgonzola e parmezão"

Ingredientes :
- 1 filé de truta salmonada (600 gramas) ;
- 1 pacote de massa folhada pronta (Um pouquinho de gordura aqui não faz mal a ninguém...);
- 1 medida de arroz thaí ;
- ervas à gosto, eu usei alecrin, hortelã, salsa, cebolinha e louro ;
- 1 colher de café de cúrcuma e uma pitada de pimenta do reino branca ;
- 4 tomates bem vermelhos ;
- 1 cebola ralada ;
- 2 damascos picados ;
- queijo gorgonzola e queijo parmezão para polvilhar ;
- sal e tabasco à gosto para temperar a truta ;

Como fazer - Passo a Passo :
(1) Colocar a truta de molho no leite por 1 hora, depois lavar e temperar a gosto. No caso usei apenas sal marinho 1 hora antes de assá-la ;
(2) Assar a truta numa assadeira coberta com papel alumínio em forno pré-aquecido por 15 minutos. Em seguida, tirar o papel alumínio e deixar mais 5 minutos descoberta no forno para secar um pouco e reservar até esfriar ;
(3) Após esfriar, embrulhar a truta na massa folhada, fazendo uns furinhos na massa com um garfo e pincelar com gema de ovo para dourar e deixar descansando na geladeira por 30 minutos ;
(4) Enquanto isso, lave os tomates, abra-os por cima e retire as sementes para poder recheá-los com um pouco de cebola ralada, colocando-os no forno por 15 minutos e reserve-os ;
(5) Numa panela, doure a cebola, acrescente as ervas e refogue um pouco. Acrescente o arroz, o sal, o cúrcuma, a pimenta do reino e a água (2 medidas) e vá fazendo o arroz na forma tradicional ;
(6) Coloque a truta gelada no forno ainda aquecido, termine de rechear os tomates com a damasco e os queijos polvilhados e coloque-os também no forno para gratinar ;
(7) Assim que a truta estiver dourada, o que é muito rápido, sirva-a com os tomates e o arroz.

Dicas Saudáveis :
Truta : é um peixe pertencente à mesma família do salmão. A truta só sobrevive se for criada em águas cristalinas, frescas, puras e bem oxigenadas, o que garante ser um dos poucos peixes cujo consumo pode ser feito sem o risco de contaminação.
Tem como características nutricionais possuir um alto valor nutritivo, com alto teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas. Apresenta também ácidos graxos do tipo Ômega 3 e tem baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL).
A Truta Salmonada, adquire a cor idêntica à do salmão por meio de pigmentos adicionados à ração do peixe e não encontrei nenhuma restrição que prejudique a qualidade do peixe. Vou continuar pesquisando !!!

Segredos das Universidades de Cambridge e Hawward :

Este também faz parte dos vinte conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual : " Tomar 1 copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C "

Principais Fontes Consultadas :
Fim da Postagem

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Salmão em Pasta de Tomate Seco com Arroz Thai e Purê de Abóbora








Este prato surgiu de uma pesquisa feita na internet sobre salmão assado e suas diferentes formas de acompanhamento, pois eu e minhas filhas adoramos o salmão feito no forno. A simplicidade dos temperos garantiu a delicadeza do sabor do salmão.
Os acompanhamentos foram idéia de minha amiga Moni, como o arroz Tailandês perfumado feito com cúrcuma e temperos leves e o purê de abóbora japonesa com geléia de pinga, fecharam muito bem com o paladar do salmão.
Assim, começo a inserir no cardápio alimentos importantes para a prevenção e inibição de células cancerígenas, tais como o Cúrcuma, que devemos comê-lo todos os dias e o próprio Salmão, pelo menos uma a duas vezes na semana.

Cardápio : “Salmão em Pasta de Tomate Seco”
1 filé de salmão ( 1 Kg ) ;
4 dentes de alho bem picadinho ;
200 gramas de tomate seco ;
4 colheres de sopa de salsinha bem picada ;
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem ;
Sal (o marinho é mais saudável) e pimenta tabasco a gosto ;
2 xícaras de arroz tailandês perfumado “RIZ THAI” da marca Casino BIO, certificado de agricultura biológica ;
1 cebola picada ;
1 colher de café de cúrcuma em pó e uma pitada de pimenta-do-reino ;
½ abóbora japonesa ;
Salsa, hortelã e tomilho a gosto ;
Geléia de Pinga, é difícil de achar por aqui, esta veio de Paraty, mas pode ser outra geléia a gosto ;

Como Fazer – Passo a Passo : (1) Prepare a pasta com os ingredientes um dia antes, descasque o alho e corte-o bem picadinho, corte o tomate seco bem picado e a salsinha também, ponha o sal e o tabasco e faça uma pasta com todos os ingredientes e reserve num vidro fechado até o dia seguinte na geladeira para apurar o sabor ;
(2) No dia seguinte deixe o salmão de molho no leite por 1 hora e em seguida lave-o bem, retire as espinhas com uma pinça e cubra-o com a pasta reservada, deixando-o marinar por 1 hora ;
(3) Coloque o salmão no forno em refratário coberto com papel alumínio e deixe suar por 20 minutos ;
(4) Em seguida descubra o refratário e deixe o salmão dourar por mais 20 minutos ;
(5) Nesse tempo faça os acompanhamentos, lave 2 xícaras de arroz “RIZ THAI”, doure 1 cebola picada e coloque o arroz, o cúrcuma, a pimenta do reino e os temperos a gosto (salsa, hortelã, tomilho e sal) e cubra com 4 xícaras de água e deixe até estar cozido e seco. O purê de abóbora, cozinhe meia abóbora japonesa no vapor com a casca virada para cima até ficar macia (fure com o garfo para verificar), raspe a polpa e amasse com o aparelho de purê e misture com azeite extra-virgem. Ao servir coloque o geléia de pinga por cima ;
Ficou maravilhoso esse salmão com esses acompanhamentos, veja as fotos e imagine !!!!. É muito fácil e rápido de fazer (1 hora e 20 minutos), servindo bem 3 a 4 pessoas. Custo de R$ 17,00 por pessoa.

Dicas Saudáveis :

SALMÃO - tem alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica para o sistema cardio-vascular. Em cada 100 gramas de peixe fresco o salmão 2 gramas de ácidos graxos (ômega 3), tem 216 calorias, o que é baixo, 67 microgramas de selênio, que combate tumores, 0,59 miligrama de ferro, mineral que afasta anemia, 375 miligramas de potássio, o nutriente que abaixa a pressão, 95 microgramas de Vitamina A, substância que protege os olhos e 30 miligramas de cálcio, mineral que garante ossos mais fortes. Os nutricionistas sugerem o consumo de peixes grelhados ou assados pelo menos 3 vezes por semana. No livro Anticâncer do Médico David Servan-Schreiber ele diz que numerosos estudos em seres humanos mostram que o risco de diversos cânceres (cólon, mama, próstata, ovário) é consideravelmente reduzido em pessoas que comem peixe pelo menos 2 vezes por semana e os que contém mais ômega 3, como o salmão, reduzem a inflamação e retardam o crescimento das células cancerígenas.


CÚRCUMA : é um poderoso antiinflamatório e é um pó amarelo que vem da curcumina, raiz proveniente da Ásia. De acordo com o livro Anticâncer, a Cúrcuma inibe o crescimento de um número grande de cânceres (cólon, fígado, estômago, mama, ovário e leucemia. Age também sobre a angiogênese e força as células cancerosas a morrer (pelo processo de suicídio celular chamado apoptose). Para ser absorvido pelo organismo a cúrcuma deve ser misturado à pimenta-do-reino e idealmente deve ser diluído em azeite de oliva ou óleo de linhaça. A pimenta multiplica por 2000 a absorção do cúrcuma pelo organismo.


Segredos da Universidades de Cambridge e Haward : outro importante segredo é : “ Salpicar canela no café” – mantém baixo o colesterol e estável o nível de açúcar no sangue.

Principais Fontes Consultadas :
http://www.pt.wikipedia.org ;
http://www.saude.abril.com.br ;
http://www.tudogostoso.uol.com.br ;
http://www.cybercook.terra.com.br ;
Livro Anticâncer do Médico David Servan-Schreiber
Fim da 4ª Postagem.

domingo, 19 de julho de 2009

Sopa de Espinafre Expressa



O conteúdo desta postagem foi de improviso, pois fiquei sabendo poucas horas antes que minha filhota Paula vinha jantar comigo no dia dos namorados e precisava improvisar algo muito rápido de se fazer e ao mesmo tempo saudável e apropriado para uma noite fria e chuvosa.
Pronto, lembrei de uma sopa que aprendi com minha amiga Moni outro dia, fiz algumas adaptações para o gosto de minha filha e saiu uma sopa de espinafre leve e muito deliciosa, tanto que minha filha gostou e elogiou e por isso vai para o Blog.
O atraso na publicação se deve aos afazeres com mudança de endereço e casamento da Marcela com o Rafael.


Cardápio : “Sopa de Espinafre Expressa”
. 1 pacote de espinafre orgânico ;
. 2 batatas médias, deve-se fazer com mandioquinha que é mais saudável, mas minha filhota não aprecia muito !!!!!;
. 1 cenoura ;
. 1 talo de aipo (salsão) ;
. 1/2 cebola picada ;
. 2 dentes de alho bem picadinhos ;
. 1 colher (sopa) de azeite extra-virgem ;
. 1 litro de água filtrada ;
. Sal (o marinho é mais saudável) e pimenta tabasco a gosto ;
. Queijo parmezão de boa qualidade para polvilhar. (Na época estava comendo queijo)


Como Fazer – Passo a Passo : (1) Prepare antes os ingredientes, lavando bem o espinafre, descasque o alho e corte-o bem picadinho, descasque a cebola, corte-a bem picada e reserve todos os ingredientes ;
(2) Lave e descasque as batatas e a cenoura, corte-as em rodelas grossas e coloque-as junto com o salsão para cozinhar no vapor, utilizando uma panela específica. Coloque primeiro a cenoura, depois as batatas e por último o salsão. Depois de cozidos reserve os ingredientes e a água do cozimento separados ;
(3) Ao mesmo tempo, coloque o espinafre para cozinhar numa panela com água e quando estiver cozido ainda “ao dente” reserve-o. Jogue a água do cozimento fora pois contém toxinas ;
(4) Coloque numa panela o azeite e doure o alho e as cebolas até ficarem bem douradas e em seguida passe rapidamente os ingredientes cozidos nesse tempero e reserve ;
(5) Acrescente na água reservada os ingredientes passados no alho e na cebola e 1/3 do espinafre reservado e em seguida, passe tudo no processador ou liquidificador, junte o sal e a pimenta a gosto e deixe o caldo ferver em fogo baixo e com a panela destampada por 20 minutos até apurar e reduzir um pouco ;
(6) Acrescente o restante do espinafre reservado (2/3 do pacote) e deixe cozinhar por uns 2 a 3 minutos, apague o fogo e deixe a sopa descansar por 5 minutos ;
(7) Sirva em seguida a sopa acompanhada de pão francês com manteiga e queijo parmezão ralado.
Ficou deliciosa esta Sopa !!!!. E também muito fácil e rápido de fazer (15 a 20 minutos), servindo bem 4 pessoas. Custo de R$ 8,00 por pessoa.


Dicas Saudáveis :
-ESPINAFRE - é uma erva rasteira de folhas verdes e possui um sabor alcalino. É rica em nutrientes como, por exemplo, sais minerais (ferro, fósforo e cálcio) e vitaminas (A e do complexo B). Possui um baixo teor de calorias (cada 100 grs. possui apenas 18 kcal) e o período de sua safra ocorre entre os meses de julho a novembro. Em função da boa quantidade de ferro (cada 100 grs. possui 3 gramas de ferro) é indicado para pessoas com anemia. Como diria Olivia Palito depois de comer o espinafre fica difícil segurar o Marinheiro Popeye !!!!, rs.rs.rs.rs.....
De acordo com a Embrapa, o caldo de espinafre é tônico, calmante e laxante e é recomendado na arteriosclerose, para os nervos e para o cérebro. O suco combate a hipertensão arterial, a hemofilia, os cálculos renais entre outros. É ótima fonte de vitamina A, que promove o crescimento e aumenta a resistência contra infecções.
Outros dados importantes sobre o espinafre : conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e principalmente, à manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro. Pesquisa realizada em 2008, pelo neurocientista Fernando Gomez Pinilla da Universidade da Califórnia, diz que o espinafre faz parte de um grupo de alimentos antioxidantes responsáveis pela melhora das atividades mentais do ser humano. Segundo o estudo, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos oxidantes. Neste momento alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, desenferrujando o cérebro.
-CONTROVÉRSIAS : o espinafre tem um alto índice de ácido oxálico, que segundo pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), inibe a absorção e o bom aproveitamento dos minerais contidos nele pelo organismo e podem interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. É possível que o consumo de grandes quantidades de espinafre possa causar um efeito tóxico nas pessoas. Por isso minha nutricionista Dra. Renata Zerbinati sugeriu que não consumisse espinafre cru em salada e após o cozimento jogue a sua água fora. Pesquisarei mais sobre o assunto !!!!!!!


Segredos da Universidades de Cambridge e Haward : a partir desta postagem vou inserir um segredo em cada postagem : “ Reorganizar a geladeira” – as verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar a área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.




Fim da 3ª Postagem.

domingo, 31 de maio de 2009

Sopa de Agrião "Light"




Foto : Moni

Com a chegada do inverno e o friozinho de Sampa, nada melhor do que uma sopinha para esquentar a noite e recarregar a bateria, logicamente, livre daquelas gordurinhas supérfluas do creme de leite, da farinha de trigo e dos ovos, entre outros ingredientes que o povo coloca nas sopas e caldos.

Com isso em mente e decidido a fazer algo especial com um dos vegetais mais ricos da natureza, pesquisei mais de 40 diferentes receitas de sopa de agrião, entre os sites e blogs da internet e meus livros de culinária, além de lembrar um pouco das receitas de minha mãe e da Maris, que eram muito saborosas.

A partir daí e com um toque pessoal, consegui fazer uma sopa de agrião bastante leve e muito saborosa. Como cobaias e co-pilotas nessa segunda empreitada, tive a companhia de minha priminha postiça Rê e de minhas inseparáveis amigas Moni e Lela.





Cardápio : “Sopa de Agrião Light”

.1 e ½ pacotes de agrião orgânico ;
.6 batatas grandes, de preferência escolha as boas para purê ou inhoque ;
.2 cebolas picadas ;
.4 dentes de alho bem picadinho ;
.2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem ;
.2 litros de caldo de legumes, feito antecipadamente com 1 peito de frango e legumes diversos (cenoura, tomate, cebola, alho, salsinha e outros de seu agrado). Alguns chamam isso de caldo de frango !!! ;
.Sal (o marinho é mais saudável), pimenta tabasco a gosto e uma pitada de flor do sal com manjericão da Cia. das Ervas ;
.Croûtons feito de pão integral ou sete grãos ;
.Queijo parmezão de boa qualidade para polvilhar. (um pouquinho de gordura aqui não faz mal nenhum, apenas dá um sabor a mais no prato para quem gostar !!!!).

Segredo Culinário Importante :
Processe 1/2 pacote do agrião junto com o caldo e as batatas para acentuar o sabor do agrião na sopa.


Como Fazer – Passo a Passo : (1) Prepare antes os ingredientes, lavando bem o agrião (deixe-o de molho por 10 minutos em água com gotas de vinagre ou de água sanitária e depois lave-o bastante com água corrente), descasque o alho (antes deixe-o de molho por 10 minutos num copo d’água para soltar a pele e depois corte-os bem picadinhos), descasque as cebolas e ponha-as na geladeira por 10 minutos (para tirar o ardido) e depois corte-as bem picadas e reserve todos os ingredientes ;
(2) Lave e descasque as batatas, corte-as em rodelas grossas e cubra-as com o caldo de legumes numa panela para cozinhar até ficarem macias, mas não muito cozidas e reserve separadamente as batatas e o caldo;
(3) Coloque numa panela o azeite e doure o alho e as cebolas até ficarem bem douradas e em seguida passe rapidamente as batatas cozidas nesse tempero e coloque uma pitada de flor do sal com manjericão ;
(4) Acrescente o caldo reservado e ½ pacote de agrião e deixe-o murchar um pouco. Em seguida, passe tudo no processador ou liquidificador, junte o sal e a pimenta a gosto e deixe o caldo ferver em fogo baixo e com a panela destampada por 20 minutos até apurar e reduzir um pouco ;
(5) Numa outra panela ponha o restante do agrião lavado (1 pacote) no fundo da panela e assim que o caldo estiver fervendo jogue-o por cima do agrião, apague o fogo e deixe a sopa descansar por 5 minutos ;
(6) Sirva-a em seguida acompanhada de croûtons e queijo parmezão ralado.

Ficou muito boa esta Sopa !!!!. E também muito fácil e rápido de fazer (20 a 30 minutos), servindo bem 4 pessoas. Custo de R$ 5,00 por pessoa.
Para acompanhar a sopa uma água de qualidade comprovada, leve e nível baixíssimo de sódio, não é Rafinha !!!! (Merchandising gratuito viu meu futuro genro !!!!).

Água Bonafonte da Danone


Dicas Saudáveis :

AGRIÃO - escolhi o agrião por ser um dos produtos mais ricos da natureza . É um vegetal originário da Europa e de baixo teor calórico, pois fornece apenas 22 calorias em cada 100 gramas consumidas.
De acordo com a Embrapa é rico em vitaminas A, B1, B2, B5, C, E, enxofre, potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, cloro e sódio. O ferro é encontrado em quantidade 5 vezes maior do que na couve, na alface e no salsão. Além disso, tem propriedades medicinais pois é diurético, adstringente, antiescorbútica, refrescante, fortificante, oxidante dos humores do sangue, antidiabética e depurativa. Seu sumo é muito usado nas dermatites e nas lisíades hepáticas e renais.
Resumindo em português claro : ajudam no funcionamento da tiróide, na formação dos ossos e dentes, na produção de glóbulos vermelhos do sangue e evitam a fadiga mental. Combate o ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedra nos rins, as cistites e os efeitos tóxicos da nicotina (mas por favor não fumem que é melhor !!!!). É digestivo, faz bem ao figado, é diurético e bom para os diabéticos. O suco de agrião, fervido com leite em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo e mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.
Pesquisa realizada na Irlanda do Norte pela Universidade de Ulster sugere que comer agrião regularmente pode ajudar a diminuir as chances de desenvolver câncer, pois o agrião reduz o dano ao DNA de glóbulos brancos. O estudo foi feito com 60 voluntários saudáveis, incluindo 30 fumantes, que consumiram 85 gramas de agrião fresco todos os dias por 8 semanas. Os pesquisadores fizeram exames antes e depois desta mudança na dieta e descobriram que o dano ao DNA de glóbulos brancos teve uma diminuição de 22,9 % e que estas células também foram capazes de se proteger melhor dos efeitos dos chamados radicais livres. Dentre outros efeitos, os níveis de triglicérides, ou gorduras existentes no sangue e potencialmente prejudiciais, apresentaram um corte de 10 %.
Na hora da compra, prefira o agrião orgânico certificado, mas se não der escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. A safra vai de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.

Conselhos das Universidades de Cambridge e Harvard : a partir desta postagem vou inserir um conselho saudável em cada postagem, idealizados por eles para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual => "rir - segundo eles uma boa gargalhada é um pequeno exercício físico : 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baxa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos". Portanto : Vamos rir bastante e ser feliz.

Principais Fontes Consultadas :
http://www.bbc.co.uk ;
http://www.nossas365sopas.blogspot.com/ ;
http://www.guiadanutricao.com/ ;
http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br ;
http://www.brasilescola.com ;
http://www.tudogostoso.uol.com.br ;
http://www.sitiosaocarlos.com.br/ ;
http://www.cnph.embrapa.br

Fim da 2ª Postagem.

domingo, 17 de maio de 2009

Spaghetti de Quinua ao Pêsto de Rúcula


Início :

Tudo começa no meu gosto por culinária, geneticamente herdado de minha mãe e lapidado nos cursos de minha Tia Nídia Lafemina, grande mestra da culinária Santista, e principalmente, pelo incentivo e cumplicidade com minha grande amiga Moni, que me ensinou os primeiros passos no aprendizado deste instrumento de comunicação e me mostrou um pacote de macarrão orgânico de Quinua. Pronto, tinha que fazer um prato em sua homenagem e assim surgiu essa primeira postagem do meu Blog.

Como cobaias e co-pilotas nessa primeira empreitada, tive a companhia de minhas amigas Moni e Lela.

Cardápio : “Spaghetti de Quinua ao Pêsto de Rúcula”

-1 pacote de Spaghetti de Quinua Orgânico, difícil de achar mas pode-se encontrar no Pão de Açúcar ou em lojas de produtos naturais ;
- 1 maço de rúcula, a orgânica é mais saudável ;
- 1 xícara (chá) de azeite de oliva, de boa qualidade ;
- 4 dentes de alho ;
- 3 colheres (sopa) de pinoli, pode-se substituir por nozes ou castanha de cajú, mas com pinoli fica ótimo ;
- 4 ramos de salsa ;
- 3 colheres (sopa) de queijo pecorino ralado, pode-se substituir por queijo parmezão de boa marca ;
- Sal (o marinho é mais saudável) e pimenta-do-reino ou tabasco a gosto.


Segredo Culinário Importante :
Não economize na qualidade dos ingredientes, pois mesmo que você erre no ponto, o prato fica bom.



Como Fazer – Passo a Passo : (1) Prepare antes os ingredientes, lavando bem a rúcula (deixe-a de molho por 10 minutos em água com gotas de vinagre ou de água sanitária e depois lave-a bastante com água corrente), descasque o alho (antes deixe-o de molho por 10 minutos num copo d’água para soltar a pele e depois corte-os em fatias) e reserve-os junto com os demais ingredientes ;
(2) Ponha 4 copos de água para ferver numa panela ou em espagueteira, regada com um fio de azeite e um pouco de sal, quando ferver coloque o macarrão e deixe-o cozinhar por 13 a 15 minutos ou até ficar ao dente ;
(3) Enquanto isso faça o pêsto de rúcula, usando um processador ou liquidificador. Coloque primeiro o azeite, acrescente o alho e processe, ponha a rúcula e a salsa e processe novamente, junte os pinoli, o sal e a pimenta e processe por último e reserve ;
(4) Coloque o Spaghetti numa travessa, jogue o molho por cima, misture um pouco com dois garfos, salpique queijo parmezão ralado e algumas folhas de salsa ou rúcula para enfeitar e sirva quente.
É uma Delícia !!!!. E muito rápido de fazer (15 a 20 minutos), servindo bem 2 pessoas, pois a quantidade de macarrão do pacote é menor que a de um macarrão normal. Custo de R$ 22,00 por pessoa.

Dicas Saudáveis :

QUINUA – A Proteína do Século 21 - é considerado o alimento de origem vegetal mais completo do planeta pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por seu extraordinário valor nutritivo.
Contém naturalmente aminoácidos importantes para o organismo, além de ser rico em fibras o grão, consumido pela população andina há milhares de anos é ótima fonte de proteína, só comparada ao leite materno. Carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Unicamp. Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal, uma excelente alternativa protéica para quem não come carne (Essa é uma dívida antiga minha com a Flavinha, minha filha postiça......). Além da proteína e do carboidrato, o poderoso grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rapidinho. O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten, somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que limitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

RÚCULA-Eruca Sativa, também chamada de mostarda persa, é uma hortaliça originária de regiões próximas ao Mediterrâneo.
Era muito utilizada no Império Romano como afrodisíaco (Ah!, se eu soubesse disso antes.....). Atualmente, a rúcula é muito popular na Itália, sendo empregada em vários pratos típicos italianos, já no Brasil, é mais consumida nos Estados da região sul. A rúcula pertence à família das Crucíferas, a mesma do nabo, repolho, brócolis, etc. A hortaliça apresenta folhas alongadas e pode medir entre 10 a 15 centímetros de altura. Quando cultivada durante os meses frios, possui um sabor mais picante, já quando o cultivo é realizado em épocas mais quentes, tem um sabor forte e amargo. A hortaliça é rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte de sais minerais, como o cálcio, ferro, enxofre e potássio, e ômega 3. Devido ao seu baixo teor calórico (uma xícara contém apenas 12 calorias), a mesma é indicada para fazer parte da maioria das dietas. A rúcula também pode estimular o apetite. O suco de rúcula, combinado com agrião, é usado na medicina popular para a desintoxicação do organismo. Misture-o com suco de laranja ou cenoura para disfarçar o gosto forte da rúcula. A rúcula também é indicada no tratamento de gengivites. A hortaliça é vendida em maços. Na hora da compra, é recomendável optar por rúculas firmes, brilhantes, além de ver se seus talos não estão quebrados, visto que assim as folhas murcham com maior facilidade.

Pinoli , é um pinhãozinho típico da região do mediterrâneo, também conhecido como snobar e é facilmente encontrado nas casas de produtos árabes.

Produtos Orgânicos Certificados, o selo de certificação de um produto orgânico representa a certeza de se consumir um produto isento de contaminação química (sem agrotóxicos), assegurando a qualidade biológica dos alimentos e qualidade de vida para quem os consomem. São mais caros, não sei bem por que ?, mas valem a pena.

Principais Fontes Consultadas :
http://www.fao.org.br/ ;

http://www.quinuareal.com.br ;
http://www.brasilescola.com/ ;
http://www.italiaoggi.com.br ;
http://www.boaforma.abril.com.br/ ;
http://www.cnph.embrapa.br

Fim da 1ª Postagem.